quarta-feira, julho 03, 2013

A procura do veleiro

Quando começámos a alimentar a ideia desta viagem não sabíamos muito bem o que nos esperava em termos de preparação. Sabíamos que tínhamos de ter um barco, pelo que essa foi a prioridade. Tínhamos um veleiro em Macau mas a sua dimensão não era suficiente para esta viagem.
Elissa, o nosso veleiro de 25'' em Macau
Portanto, foi por aqui que começou a grande aventura. A procura começou por ser feita na Ásia, por razões logísticas e por ser mais fácil visitar o barco para inspeccioná-lo e ver as condições que oferecia, tanto a nível de qualidade como mesmo para acertar os detalhes da sua possível aquisição, pagamento, preparação e tudo o resto que iria envolver preparar a embarcação para ficar pronta a arrancar para a viagem. O primeiro que fomos ver foi em Hong Kong, tendo nós acabado por ver dois no mesmo dia mas que não nos impressionaram. Se bem que um deles, um Ta Chiao até era uma opção mas o seu preço era para nós, sem qualquer apoio financeiro, difícil de suportar.
O Valiant 40 em Pattaya, TH
Depois seguiu-se um na Tailândia, do qual gostávamos mas que não se encaixava no nosso orçamento visto que não contamos com qualquer apoio financeiro a não ser o nosso próprio bolso! Depois de várias pesquisas na internet, barcos e fotografias nas Filipinas, Malásia, Singapura, Austrália, etc… alargámos o nosso horizonte geográfico e com uma visita de férias à Europa, decidimos ir ver um candidato no Sul de Espanha que, mesmo depois de quase 24 horas de carro, infelizmente, também se revelou pouco adequado.
Em Almerimar, SP
Nessa altura, com a hipótese de adquirir o veleiro fora da Ásia, a Europa assemelhava-se a melhor opção, visto que seria possível dar início à viagem ainda dentro do universo da língua Portuguesa, partindo de Portugal. De regresso à Ásia a nossa procura continuou até que, por acaso, alguém nos enviou informação sobre um barco na República Dominicana. Um pouco incrédulos pesquisámos e ficámos surpreendidos com o barco, tendo praticamente decidido que seria esse o nosso barco.
A primeira foto do nosso barco
Emails e telefonemas por Skype com, poucos dias depois já tínhamos decidido que talvez este fosse o barco que iria ser utilizado. Assinámos um pré-acordo com o vendedor, Gil McWhirter, da Luperon Yachts and Property Sales, depois do dono ter aceite as nossas condições de pagamento faseado visto que não tínhamos capital suficiente para um pagamento a pronto e também porque, devido à distância, não queríamos pagar a totalidade do barco sem que o víssemos pessoalmente.
A inspecção decorreu sem grandes problemas e as recomendações de Ray Quenville da SeaMonkey Marine Surveys foram positivas, o que nos deixou mais descansados.
Estávamos em Novembro de 2012, pouco antes de começar o último mês do ano e a pouco mais de dois meses do nascimento da nossa filha!

Parte do que foi retirado
Tínhamos de decidir o que fazer e como ir ver o barco em Luperon na República Dominicana. Dado a bebé ser demasiado pequena, a viagem foi marcada apenas para o João, um mês depois do nascimento da Maria! Em Fevereiro de 2013, pela primeira vez, víamos o nosso barco ao vivo! Quatro dias de viagem, quatro de estadia, que foram usados para ver o barco, limpá-lo por dentro e por fora, e acertar detalhes com a Marina Tropical, onde continua até a este momento. E onde o proprietário da Marina, Sergey, tem sido incansável em nos informar de tudo o que se passa e em atender a todos os nossos pedidos. Algo pelo qual iremos estar eternamente gratos.

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