A Tripulação

Uma aventura para visitar todos os países e territórios de língua Portuguesa, num veleiro, com uma tripulação composta por um casal, a sua filha bebé e um cachorro de estimação, para celebrar os quinhentos anos da ligação marítima da Europa à Ásia pelos navegadores Portugueses.
Nove países e territórios com Português como língua oficial, com partida marcada para Janeiro de 2014 na República Dominicana.
A rota incluirá a cidade Malaia de Malaca, Goa, Damão e Diu na Índia. Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Portugal, Brasil, Timor Leste e Macau, na China, entre muitos outros países.
Ao mesmo tempo que tentamos celebrar os 500 anos deste feito dos navegadores Portugueses queremos também ajudar a promover as boas relações entre as pessoas de todo o mundo, fomentando as trocas culturais.
Iremos também participar no projecto científico Secchi Disk Project. Um projecto de pesquisa do plâncton a nível mundial que começou em Fevereiro de 2013 sob a liderança da Universidade de Plymouth no Reino Unido.
No final do nosso projecto iremos publicar um livro com as experiências que vivemos ao longo da viagem e organizar uma exposição para mostrar as experiências vividas com um vídeo acerca da língua Portuguesa, baseado num excerto de um texto do famoso escritor Macaense, Henrique de Senna Fernandes. Está também a ser planeado um diário de viagem em vídeo para ser transmitido na televisão e a publicação de artigos em jornais e revistas numa base regular.

João, nascido a 21 de Agosto de 1973, Português nascido na pequena vila de Mira perto do mar, na região de Coimbra. A viver em Macau desde 1997 e trabalhando para o Governo de Macau desde que este território deixou de ter administração Portuguesa, é jornalista de formação e paixão. O seu sonho é navegar à volta do mundo para ver, apreciar e desfrutar da natureza enquanto tem saúde e forças. Alimenta este sonho de mar e de vela desde jovem, tendo tido a oportunidade de o desenvolver quando se mudou para Macau. A veia de mar vem, provavelmente, do sangue dos navegadores como Vasco da Gama, dos primeiros a dobrar o Cabo da Boa Esperança e o primeiro a chegar a Goa, Índia, no século XV. João é Inspector de Barcos licenciado pela United States Surveyors Association e tem licença de marinheiro do Governo de Macau.


NaE, nascida a 16 de Novembro de 1981, originalmente de nacionalidade Tailandesa, nascida na grande cidade de Banguecoque, mas viver com o João em Macau e a trabalhar na área da educação e hotelaria. O seu objectivo é apoiar o marido e ficar sempre ao lado dele. Gosta de actividades ao ar livre e ama o sol. Esta é a sua oportunidade perfeita para zarpar com seu príncipe encantado e fugir de tudo. A sua ligação à água não passava de uma visita esporádica à praia ou à piscina, no entanto, foi e é a alma e a força por detrás de todo o projecto sempre dando apoio e fazendo com que ande para a frente. A sua falta de experiência de vela é compensada com paixão, forte personalidade e uma personalidade que nunca desiste.


Como se conheceram?
Muitos de vós devem interrogar-se como é que uma Tailandesa e um Português, trabalham e vivem em Macau e têm o seu barco registado nos Estados Unidos da América… A paixão pela Tailândia fez com que o João se familiarizasse com a cultura, natureza e pessoas do antigo Sião. No entanto, a  NaE nem sequer fazia ideia que tinham sido os Portugueses os primeiros Ocidentais a chegar ao seu país! Apesar de estranho, conheceram-se em Hong Kong, quando NaE foi visitar uns amigos. O capitão João, com o seu charme, simpatia e encantadora personalidade conquistou o coração da NaE imediatamente, tendo depois mantido uma relação à distância durante algum tempo até que decidiram casar e instalar-se em Macau onde começaram a sua vida como casal. A nossa nova casa, o veleiro (S / V) Dee está na República Dominicana, norte-americano de construção, Gulfstar 45 Hirsch, registado em Delaware, EUA. O João e a NaE são os terceiros proprietários e decidiram mudar o seu nome para homenagear a sua bonita bebé. S/V Dee era anteriormente chamado Red Wine e Carrie Okies. Esta é a casa perfeita para a família Gomes.


Noël, nascido a 25 de Dezembro de 2009, um bonito buldogue francês. Foi-nos dito que veio de Taiwan, tendo chegado a Macau via Hong Kong. Um francês que nunca viu França! O nome foi escolhido por ter nascido no Dia de Natal. É um verdadeiro Papai Noël! Adora exercício e actividades ao ar livre, apesar de sofrer muito com a temperatura e se cansar facilmente devido ao seu nariz curto. Teve sua primeira experiência de vela com João e NAE em 2011, quando tinha 2 anos de idade. Adorou a experiência e passou o tempo a ver outros barcos a passar, mantendo sempre um olho alerta, seguindo-os da proa à popa como que a querer dizer olá. Bem comportado e treinado, é sempre um sucesso por onde passa… Será o guarda oficial da nossa nova casa e o limpa convés...


Maria Dee, nascida a 7 de Janeiro de 2013, é a Princesa Dragão. Meia Portuguesa, meia Tailandesa, nascida em Macau. Por uma questão de crença no milenar calendário lunar Chinês, o João e NaE tentaram ter um filho no ano do dragão, acreditando que este signo traria sorte, no entanto, após várias tentativas já tinham decidido desistir da ideia mas, quando já nem pensavam no propósito, a gravidez surgiu, a Princesa Dragão! O seu nome é Português misturado com tailandês. O João e a NaE tentaram escolher um nome que fosse de fácil pronúncia para os avós. O nome Maria foi escolhido porque a mãe do João também assim se chama, uma avó que está toda entusiasmada com o seu terceiro neto. Dee, significa bom em tailandês, e coincidentemente tem o mesmo som do nome da mãe adoptiva da NaE, que faleceu há vários anos. Maria Dee teve a sua primeira experiência de vela quando tinha 4 meses de idade, tendo estado sempre calma e de bom humor e com um grande apetite. A sua primeira reacção quando a mãe lhe colocou um cabo na mão foi de o levar à boca para provar! A Maria "forçou" o adiamento desta aventura por um ano... É Portuguesa de nacionalidade, luso tailandesa de sangue e macaense de local de nascimento...