terça-feira, agosto 13, 2013

Seguros de saúde e de viagem


Gostaríamos de perguntar a todos vocês que estão a viver a bordo em veleiros, a tempo inteiro ou por prolongados períodos com família, qual a vossa opinião acerca de seguros de saúde e para a embarcação.
Este tópico divide toda a comunidade de velejadores, uns optando por não ter qualquer tipo de seguro, seja de saúde seja para o próprio barco, enquanto que outros defendem apenas a necessidade de seguro de saúde e outros apenas a necessidade de seguro para a embarcação.
Nós estamos agora a tentar decidir que tipo de seguros fazer e quando os fazer.
A nossa primeira opção, e que temos estado a aprofundar até este momento junto de vários amigos que trabalham na área dos seguros, é de ter um seguro de saúde de família, que cobra os dois adultos e a criança mais um seguro que faça a total cobertura do veleiro enquanto estiver em viagem à volta do mundo.
As apólices são todas anuais e terão que ser renovadas ao fim de cada ano. Sendo que relativamente ao seguro do barco irá depender da zona onde irá navegar no ano a fazer a cobertura, indo este pormenor aumentar, e de que maneira, o preço do prémio do seguro! Quanto aos de saúde, não havendo problemas de maior que tenham sido pagos com o seguro no ano anterior nem grandes alterações em termos de saúde, pouco alterará.
De momento, depois de analisar duas companhias tradicionais para seguros de saúde e viagem, a AIA e a Manulife, ficámos a saber que em pouco diferem e que os preços a cobrar são todos idênticos. E que, além do mais, não oferecem seguros de família para este efeito, sendo nós obrigados a adquirir uma apólice para cada membro da família. Um mar de papelada que tem de ser renovada todos os anos! Por todos estes motivos estamos muito inclinados para usar o seguro oferecido pela Bupa International (World Nomads), a única empresa que conseguimos encontrar que oferece serviços feitos à medida de quem viaja a tempo inteiro e visita vários países anualmente. Além do mais, o preço desta apólice é bastante mais apelativo e trata-se de seguro de família.
Quanto ao seguro para o veleiro, tudo indica que iremos usar a cobertura oferecida pela Edward William Marine Services, ficando a nossa “casa” segura pelo valor de 150 mil dólares americanos durante um ano. No segundo ano, dependendo do nosso itinerário, teremos de ver se a mesma empresa fará a cobertura ou se precisamos de encontrar outra.
Os valores envolvidos são pouco apelativos. Para o seguro de família esperamos pagar cerca de 4000 US$ por ano e outro tanto para a cobertura do veleiro!
Agradecíamos que deixassem as vossas opiniões e partilhassem experiências.

0 comments:

Enviar um comentário