Um dos items a verificar
na nossa preparação para a travessia do Oceano Pacífico no próximo
ano era o salva-vidas que, a confiar no selo da inspecção que
constava na caixa, não era verificado desde 2001!
Durante esta nossa estada
em Santa Lucia decidimos então fazer esse investimento extra. Um
investimento que, sinceramente, esperamos nunca precisar de utilizar!
O local escolhido foi o
agente local da marca PLASTIMO, a marca do nosso salva-vidas, a
Liferaft&Inflatable Center em St Lucia, propriedade de um casal
aqui estabelecido há várias décadas. Um dos requisitos que
tinhamos, devido ao curto orçamento, era de dar em troca o fogão
eléctrico que tinhamos a bordo desde que comprámos o de gás em St
Maarten! Felizmente foi possível fazer negócio e o fogão pagou uma
parte substacial da conta da inspecção do salva-vidas.
Outro dos requisitos que
tinha era de ser possível ver a inspecção a ser feita, tanto a
abertura como a selagem do equipamento dentro da caixa. A empresa não
levantou quaisquer obstáculos a que estivessemos presentes e
vissemos todo o processo, o que nos deixou mais confiantes no bom
serviço que forneciam.
Abrir o salva-vidas PLASTIMO |
O fogao Force10 |
Inspeccionar um
salva-vidas não é obrigatório na maioria dos países mas para nós,
que planeamos a nossa vida no mar, era mais do que obrigatório, era
essencial. A nossa vida pode depender dele, apesar de esperamos nunca
o ter de usar. Mas, caso seja preciso, não quero ter a surpresa de
não funcionar!
Todo o processo demorou
cerca de três dias, tendo sido aberto num dia de manhã na nossa
presença e como podem ver no video disponível aqui no texto.
Surpreendentemente o interior estava em excelentes condiçoes, no
entanto, todo o equipamento de emergência estava mais do que
expirado e teve de ser todo substituído.
A lista é a seguinte:
Lanterna à prova de água
e baterias
Veryligh com paraquedas
Verylight manual
Fumo laranja flutoante
Pílulas anti-enjoo
Kit de reparação
Kit de primeiros-socorros
Apito
Fita-adesiva azul
Super-cola
Havia ainda água e comida
para os seis ocupantes do salva-vidas, items que não foram repostos
porque temos um dessalinazidor portátil no saco de abandono do barco
caso seja necessário.
Foi também inspeccionado
e renovado cilindro de CO2 e feito um teste Hydro ao mesmo válido
até 2019.
O salva-vidas é de seis
pessoas, fabricado em 1995 e certificado para uso em alto mar.
O serviço total custou
4260EC$ (cerca de 1600 US$) e foi passado um certificado de inspecção
válido por dois anos, tendo sido o processo feito de acordo com os
regulamentos SOLAS e a resolução 9185528 IMO. Findos os quais a
empresa nos aconselhou a fazer nova inspecção especialmente para
verificar se o piso do salva-vidas está em boas condições e mudar
a cola que o segura a toda a estrutura. Pelo que nos explicaram esse
é o maior calcanhar de aquiles dos salva-vidas e que deve ser
evitado a todo o custo. Portanto, fica o conselho para insistir com a
colagem do piso dos salva-vidas sempre que são inspeccionados para
que se certifique que o piso fica no local e não descola!
O serviço prestado pela
Liferaft&Inflatable Center foi profissional e completamente
aberto, sem quaisquer detalhes escondidos. Tudo foi discutido
connosco e foram sempre muito atenciosos, tendo tentado tudo para que
fossemos satisfeitos e que o serviço fosse do nosso agrado. Isto,
para nós, foi muito importante visto que estamos com orçamento
muito curto e deixou-nos a impressão de que o serviço foi muito
bom, visto não sermos um cliente prioritário como os que chegam a
estas paragens de carteiras cheias de dólares.A fechar o salva-vidas |
0 comments:
Enviar um comentário