quarta-feira, novembro 12, 2014

Salva-vidas do Dee

Um dos items a verificar na nossa preparação para a travessia do Oceano Pacífico no próximo ano era o salva-vidas que, a confiar no selo da inspecção que constava na caixa, não era verificado desde 2001!
Durante esta nossa estada em Santa Lucia decidimos então fazer esse investimento extra. Um investimento que, sinceramente, esperamos nunca precisar de utilizar!
Abrir o salva-vidas PLASTIMO
O local escolhido foi o agente local da marca PLASTIMO, a marca do nosso salva-vidas, a Liferaft&Inflatable Center em St Lucia, propriedade de um casal aqui estabelecido há várias décadas. Um dos requisitos que tinhamos, devido ao curto orçamento, era de dar em troca o fogão eléctrico que tinhamos a bordo desde que comprámos o de gás em St Maarten! Felizmente foi possível fazer negócio e o fogão pagou uma parte substacial da conta da inspecção do salva-vidas.
O fogao Force10
Outro dos requisitos que tinha era de ser possível ver a inspecção a ser feita, tanto a abertura como a selagem do equipamento dentro da caixa. A empresa não levantou quaisquer obstáculos a que estivessemos presentes e vissemos todo o processo, o que nos deixou mais confiantes no bom serviço que forneciam.
Inspeccionar um salva-vidas não é obrigatório na maioria dos países mas para nós, que planeamos a nossa vida no mar, era mais do que obrigatório, era essencial. A nossa vida pode depender dele, apesar de esperamos nunca o ter de usar. Mas, caso seja preciso, não quero ter a surpresa de não funcionar!
Todo o processo demorou cerca de três dias, tendo sido aberto num dia de manhã na nossa presença e como podem ver no video disponível aqui no texto. Surpreendentemente o interior estava em excelentes condiçoes, no entanto, todo o equipamento de emergência estava mais do que expirado e teve de ser todo substituído.


A lista é a seguinte:
Lanterna à prova de água e baterias
Veryligh com paraquedas
Verylight manual
Fumo laranja flutoante
Pílulas anti-enjoo
Kit de reparação
Kit de primeiros-socorros
Apito
Fita-adesiva azul
Super-cola

Havia ainda água e comida para os seis ocupantes do salva-vidas, items que não foram repostos porque temos um dessalinazidor portátil no saco de abandono do barco caso seja necessário.
Foi também inspeccionado e renovado cilindro de CO2 e feito um teste Hydro ao mesmo válido até 2019.
O salva-vidas é de seis pessoas, fabricado em 1995 e certificado para uso em alto mar.
O serviço total custou 4260EC$ (cerca de 1600 US$) e foi passado um certificado de inspecção válido por dois anos, tendo sido o processo feito de acordo com os regulamentos SOLAS e a resolução 9185528 IMO. Findos os quais a empresa nos aconselhou a fazer nova inspecção especialmente para verificar se o piso do salva-vidas está em boas condições e mudar a cola que o segura a toda a estrutura. Pelo que nos explicaram esse é o maior calcanhar de aquiles dos salva-vidas e que deve ser evitado a todo o custo. Portanto, fica o conselho para insistir com a colagem do piso dos salva-vidas sempre que são inspeccionados para que se certifique que o piso fica no local e não descola!
A fechar o salva-vidas
O serviço prestado pela Liferaft&Inflatable Center foi profissional e completamente aberto, sem quaisquer detalhes escondidos. Tudo foi discutido connosco e foram sempre muito atenciosos, tendo tentado tudo para que fossemos satisfeitos e que o serviço fosse do nosso agrado. Isto, para nós, foi muito importante visto que estamos com orçamento muito curto e deixou-nos a impressão de que o serviço foi muito bom, visto não sermos um cliente prioritário como os que chegam a estas paragens de carteiras cheias de dólares.

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