quinta-feira, outubro 17, 2013

Sou a "mulher da casa"

O texto seguinte foi escrito, originalmente pela NaE em Inglês e pode ser visto na sua versão original na página em Inglês, sendo aqui transcrito na sua tradução

À medida que se aproxima a data de partida (menos de 3 meses) estamos cada vez mais excitados e ansiosos.
Eu vou rescindir o meu contrato dois meses antes do nosso "grande dia" porque sou a "dona da casa". O João, o líder ou o homem da família, trabalha até ao último minuto antes de ir-mos embora.
Ultimamente os meus colegas têm-me perguntado sobre o progresso do nosso projecto e ficam surpreendidos quando ficam a saber que preciso de dois meses apenas para preparar a mudança de todas as nossas coisas. "Por é que precisam de tanto tempo?" É uma questão recorrente.
A maioria dos leitores, provavelmente, tem experiência de se mudarem para um barco, mas para algumas pessoas que nunca fizeram uma mudança, nem mesmo de apartamento, é difícil imaginar.
Há seis anos compramos a casa onde vivemos depois do nosso casamento "oficial" civil em Macau. Tivemos de a remodelar totalmente por dentro para a construirmos da forma que queríamos. Dos azulejos às maçanetas das portas ou às cores das nossas paredes garridas. Para mim foi como um novo começo, mudei de casa dos meus pais para a minha própria casa, escolhida e decorada por mim.
A cozinha em obras, com azulejos portugueses 
Conseguem imaginar como é que um jovem casal decora a sua casa? O meu marido chama-me de "novo rico". Temos de tudo e mais alguma coisa, tudo o que possa imaginar, instalámos ar condicionado em todos os quartos e mesmo na cozinha, aquecimento na casa-de-banho! Sempre que comprávamos algo electrónico novo escolhíamos sempre o mais caro porque, na minha mentalidade, o mais caro era sempre melhor! Assim, por exemplo, só o controlo remoto universal lá de casa custou quase 5.000 HKD (mais de 500US $). Todo o nosso mobiliário é feito à medida e desenhado por nós, da cama ao sofá e todos os outros armários da casa. Posso afirmar, com orgulho, que a minha casa era mesmo o lugar mais aconchegante para mim com todos aqueles itens escolhidos por nós.
Agora, a grande tragédia da minha vida! Temos de vender ou doar a maior parte dos electrodomésticos, decoração e mobiliário, e mesmo ver-nos livres do nosso Mercedes que será dado a um casal amigo. Perante esta fatalidade, só nos restou escolher aquilo que não queríamos mesmo deitar fora, enviando-os para Portugal.
O meu chefe pessoal na nossa cozinha
Em Macau também existem locais para armazenamento que podem ser alugados para guardar os nossos haveres como nos EUA , no entanto, aqui , devido à falta de espaço (Macau é um dos lugares mais caros do planeta em termos de rendas e aluguer de espaço!) os preços são impossíveis, ainda para mais porque nem sabemos quanto tempo vamos demorar. Talvez nunca mais voltemos! Quanto ao apartamento, pretendemos colocá-lo à venda ou alugar, portanto, não é possível deixar ali as nossas coisas e o aluguer de espaço de armazenamento não é uma solução. É complicado coordenar o transporte de haveres para locais como Portugal e Tailândia, ou até mesmo tentar encontrar uma solução para enviar algumas coisas para a República Dominicana por Correio (para pequenos itens, é claro).
O João diz sempre: "Graças a Deus não iniciamos a viagem em Macau, caso contrário, o nosso barco iria afundar porque iríamos ali colocar tudo! "
Eu só quero uma vida confortável na nossa nova casa, e sim, eu sei, tem que ser simples. Cada pessoa é diferente, e cada pessoa é um caso, o mesmo se aplica connosco que decidimos viver num barco. Eu respeito quem foi capaz de fazer a mudança com apenas com uma bagagem de mão, mas, para mim, isso será impossível porque não vou conseguir mudar da noite para o dia para começar uma nova vida nada de pessoal! Sou assim há mais de 30 anos!
A minha sapateira feita à medida cheia
O transtorno não se limita ao transporte, embalagem ou enviar as coisas. Temos também uma infinidade de documentos e outra papelada que precisam ser resolvidos antes de ir-mos embora. Finanças, Identificação, Caixa Postal, seguros, vacinas, contas bancárias, cão e veterinário, escola para a bebé para ensino à distância, etc. A lista nunca mais acaba. É uma dor de cabeça contínua e muito cansativo para duas pessoas apenas.
Alguns dos haveres prontos para enviar para Portugal
Ao mesmo tempo, não nos podemos esquecer dos detalhes da viagem e da sua organização, encontrar patrocinadores e outros apoios até ao dia de deixar Macau. Muitos dos meus colegas pensam que somos ricos porque para eles vamos viajar sem ter que trabalhar, no entanto, não o somos! Por isso é que temos de planear tudo muito bem.
Agora compreendem porque eu me chamo "mulher da casa", mesmo que não tenha de trabalhar no escritório, não significa vou andar por aí sem fazer nada!
Além de tudo o que expliquei, ainda tenho que dedicar-me à nossa "bebé dragão" e aos assuntos domésticos.

Na verdade, certamente que vou estar mais ocupada do que se estivesse sentada no escritório enfrente do computador!

---Pela NaE

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