segunda-feira, setembro 09, 2013

Experiência inesquecível em Fátima

(nota: Artigo original escrito em Inglês pela NaE em http://www.sailingdee.com/2013/09/unforgettable-experience-in-fatima.html e com versão em Tailandês. Tradução feita pelo João mas, como em todas as traduções, não reflecte, por muito que se tente, completamente o original.)
A família Gomes em Fátima, Verão de 2013
Quando estava grávida a única coisa que nos preocupava era a saúde do nosso bebé. Pedíamos sempre para que ele (ela) nascesse saudável e perfeito (a). Não queríamos saber se era rapaz ou rapariga, o que nos importava mesmo era que fosse saudável. Quando fizemos os testes pré-gravidez foi-me detectada Toxoplasmosis no sangue, um vírus que se eu o tivesse durante a gravidez poderia afectar o sistema nervoso do feto. A Toxoplasmosis é um vírus parasita originário em animais, especialmente gatos. Os gatos são a principal fonte de infecções, no entanto contacto com carne crua, principalmente de porco, é também uma das razões de infecção.
Durante o período de concepção do bebé eu estava assustada com a probabilidade de ter o vírus comigo e de poder afectar o feto, mas respire de alívio quando os testes saíram negativos. Eu fui exposta ao virus quando era mais nova porque a minha mãe tinha mais de 10 gatos na casa onde cresci. O lado positivo de tudo isto é que agora tem anticorpos fortes para o vírus!
O medo não desapareceu completamente porque ao olharmos em redor do nosso mundo só vemos poluição e, mesmo tendo toda esta tecnologia avançada, como poderíamos ter a certeza de que o bebé iria nascer sem problemas? Entretanto, no Verão de 2012 quando estava grávida de 6 meses, fomos visitar Fátima em Portugal. O João e eu fizemos uma promessa em que, caso o nosso bebé nascesse saudável e perfeito, iríamos a pé da sua terra natal até Fátima para mostrar a nossa gratidão e cumprir a nossa promessa.
Eu sou Budista, o João é Católico mas respeitamos a religião e as crenças de cada um e acreditamos que todas as religiões nos fazem boas pessoas. Ele visita os templos comigo sempre que vamos à Tailândia, da mesma forma que eu faço do lado Católico.
Salinas na Figueira da Foz
Fontanário para beber e refrescar os pés dos peregrinos
Agora fomos abençoados por todos os Deuses e Deusas, Santos e pela Nossa Senhora. É altura para cumprir o que foi prometido. Visitámos Portugal no Verão de 2013 de propósito para pagar o nosso “sacrifício” à Nossa Senhora de Fátima. Foram 4 dias a andar sem parar desde a terra natal do João, Mira na região de Coimbra, para a cidade de Fátima. Cerca de 140km. O maior sacrifício que fizemos nas nossas vidas e estamos orgulhosos disso. Ao longo da estrada para Fátima, vimos inúmeros locais para os peregrines que nos levaram a crer que não éramos os primeiros na mesma via. Muitos equipamentos, instalações, locais para descansar e oferendas. Tivemos a oportunidade de ver a paisagem do país de um ponto de vista que nunca tínhamos visto antes. Conhecemos pessoas que nos cumprimentavam, que nos encorajavam e nos davam indicações sobre o caminho correcto a seguir. Sentimo-nos afortunados pelos Pais que temos que nos apoiaram durante todo o caminho, os Pais do João foram de carro parando de tempos a tempos para verificar se estávamos bem. Claro, é um sacrifício; andámos com bolhas nos pés, dores nos músculos, queimados do sol e muito mais. No momento em que chegámos sentimo-nos cheios de orgulho e satisfação. O caminho em direcção à estátua da Nossa Senhora de Fátima estava como que iluminado pela sua presença. A nossa filha fez estes últimos metros connosco e parecia um milagre porque riu, sorriu e estava bastante descontraída. A nossa missão estava completa com felicidade.
Vista de montanha perto de Fátima
Fátima só mais 3km!
Aprendemos desta experiência que o “Poder do Amor” pode fazer tudo. Olhemos para os Pais do João ou mesmo para o que nós fizemos, foi tudo por “Amor”. Eles amam-nos por isso foram connosco, nós amamos a nossa filha por isso fizemos a promessa e regressámos para a cumprir. Eu amo o João, e mesmo sendo Budista suporto-o sempre. Alguém me perguntou porque é que eu fiz isto se sou budista, se eu acreditava no que fiz? A resposta é simples “Amor”. Se amamos, teremos fé e acreditaremos naquilo que fazemos.
Agora, é altura do João e eu sermos fiéis para conquistarmos o novo estilo de vida no veleiro e a jornada a que nos propusemos. Estou certa que iremos partilhar, tomar conta, amar e estar ao lado um do outro visto que já tivemos a “experiência maior”.

O último dia a andar durante uma pausa... vejam a cara de felicidade da nossa filha por estar com os pais
Oferecer uma vela em Fátima



2 comments:

Lindo...linda familia...lindo esforço por um bem maior que é o amor...que sejam muito felizes e saibam que teem uma familia que vos ama, vossa cunhada, vosso sobrinho e vosso irmão...estamos muito orgulhosos de vocês...Que Deus e todos os Deuses vos protejam em toda vossa caminhada.

Olá João, olá NaE, olá Maria Dee! (e olá Noel, simpático e atento tripulante de 4 patas). Bela Narrativa da vossa peregrinação a Fátima, numa jornada de amor, fé, afirmação e renovação. Que o amor e dedicação mútua seja uma marca de vossas vidas que nunca se apaga. Parabéns pelo Projeto de Circunavegação, com ênfase nos povos lusófonos e na solidariedade entre todas as nações. Vocês vão comprovar que O SOL NUNCA SE PÕE SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA. Estaremos acompanhando vocês, a partir de São Paulo, Brasil.

Enviar um comentário